Páginas

Radio Nova Vida



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ATIVIDADES E HISTORIA DE JONAS

 

Que o exemplo de Jonas sirva como alerta e motivação para perseverarmos em nossa missão. "Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos". (Hb 6:10)
Ler: O livro de Jonas


Versículo para DECORAR: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. (Sl 23:1)

APLICAÇÃO: Mostrar que é impossível nos escondermos de Deus e que devemos obedecê-lO sempre.


Quando sua mãe , ou sua avó ou alguém mais velho pedem para você fazer alguma coisa para ajudá-los, o que você faz?
E quando é para  fazer algo que você gosta, ou está com preguiça, ou quer assistir televisão, o que você faz? Esconde-se para não precisar fazer nada daquilo? Isso acontece com você ou não? (Deixe que as crianças falem suas experiências e suas historias.)
A Bíblia conta a história de um homem chamado Jonas que quis se esconder de Deus. Deus falou para Jonas ir até a cidade de Nínive e avisar os moradores que Deus iria destruir aquela cidade, pois estavam desagradando muito a Deus com suas maldades.
Jonas ficou com muito medo daquela gente má. E você, já teve medo de alguma coisa? Do que? Então, Jonas resolveu que não iria para Nínive e tomou um navio para outro lugar, pensando que poderia fugir e se esconder de Deus. Mas Deus, vendo tudo isso, lançou uma tempestade sobre o mar e o navio começou a correr perigo de virar, quebrar e acontecer um acidente com todas as pessoas que estavam dentro.
Os marinheiros começaram a jogar no mar as coisas que estavam dentro do navio para ver ser  ficando mais leve ele não viraria. Enquanto isso, Jonas estava dormindo; mas os marinheiros o acordaram e dissera: “Faça alguma coisa, nosso navio está virando. Ore a seu deus para que ele pare com tudo isso”.
As pessoas começaram a perguntar porque estava acontecendo tudo aquilo com o navio, e Jonas acabou confessando que era por sua causa, porque ele havia desobedecido a Deus e tentando fugir dEle. Então, disse para os marinheiros que o jogassem no mar. Assim que Jonas foi jogado ao mar, a tempestade parou e Jonas foi engolido por um grande peixe. Você já pensou nisto? Jonas estava dentro da barriga de um grande peixe.
Jonas se arrependeu de não ter obedecido a Deus, então, começou a orar pedindo perdão pelo que havia feito. Ele ficou dentro da barriga do peixe durante três dias. Deus, vendo que Jonas estava arrependido, fez com que o grande peixe o vomitasse na terra. Jonas, então, foi para Nínive pregar o que Deus havia mandado.
O povo de Nínive ouviu  a pregação de Jonas e se arrependeu dos pecados. Por este motivo, Deus o perdoou e não destruiu aquela cidade. Puxa, como Deus foi bom salvando Jonas e salvando aquela cidade da destruição.


Jonas pensou que poderia se esconder de Deus, mas não conseguiu. E nós, será que podemos nos esconder de Deus? Se entrarmos debaixo da cama, será que Ele nos vê? E quando pegamos alguma coisa escondida do amiguinho, será que Deus vê? É claro que sim. Quando fazemos alguma coisa errada não adianta tentar esconder de Deus, isso é impossível. Ele sabe e vê tudo o que acontece conosco. Devemos obedecer a tudo o que Ele nos manda fazer? A Bíblia nos mostra muitas coisas que Deus que façamos. Em que você deve obedecê-lO? (Deixe que as crianças falem sobre isso.)

 

 

0 comentários:

Postar um comentário